Projeto Ecosciência 2

Texto da professora Márcia Raquel Camargo.

No Brasil, encontramos diversos tipos de vegetações. A vegetação pode variar em cada lugar por fatores como altitude, latitude, pressão atmosférica, iluminação e a forma de atuação das massas de ar. Em relação a essas vegetações brasileiras estudamos no 5° ano, vegetações tais como Floresta Amazônica, Campo, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mangues e a Floresta Tropical sendo que abordamos mais especificamente a Mata das Araucárias, sua localização, características, sua intensa exploração.
A Mata das Araucárias, também conhecida como Mata dos Pinhais ou mata aciculifoliada, constituída por árvores altas e com folhas no topo que permite o crescimento de muitas outras espécies em sua volta é um solo muito fértil.

Antigamente essa mata era encontrada em grande abundância, mas devido a sua extração para produção de madeira e práticas de agricultura e pecuária, hoje restam 1% a 2% dessa vegetação.
Uma forma de preservar essa vegetação foram criadas áreas de preservação e proteção à Mata das Araucárias.

Tendo em vista que a Mata das Araucárias é uma vegetação de grande importância para a biodiversidade e para as pessoas de nosso município, fizemos vários estudos sobre ela e a visita ao ICMbio, Floresta Nacional de Irati, onde é realizado estudos e pesquisas sobre a biodiversidade de nossa floresta. 

Em nossa visita fomos acompanhados pelo Senhor Ademar, responsável pela palestra, passeio nas trilhas, onde aprendemos sobre a vegetação que compõe a mata e os animais que vivem nela.
 








 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto ecosciência

Piquenique da Leitura